Feira de Santana adota cuidados contra o coronavírus

25/03/2020, 16:52h

A Prefeitura de Feira de Santana está adotando cuidados contra o coronavírus. Confira quais são as medidas e como fazer a sua parte.

Os cuidados contra o coronavírus estão cada vez mais indispensáveis. A doença é considerada uma pandemia mundial e por isso as medidas de prevenção são essenciais para a garantia da saúde de toda a população.

O novo coronavírus causa infecções respiratórias e provoca outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

Existem 3 formas de transmissão e contágio:

  • por vias respiratórias: pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;
  • por contato físico: beijos e abraços;
  • por meio do contato de superfícies contaminadas: segurar em corrimão e barras de apoio.

A Prefeitura de Feira de Santana vem trabalhando em ações de conscientização sobre as formas de transmissão e contágio do novo coronavírus, principalmente, no que se refere ao contato com superfícies contaminadas.

Os transportes coletivos são ambientes muito propícios para a proliferação e contágio da doença.

Por serem um importante equipamento para a mobilidade urbana e mobilidade rural, o seu uso continua recorrente na cidade.

É essencial ficar alerta para o risco de transmissão de doenças ao usar transportes coletivos como ônibus, vans ou mototáxi.

SMTT: cuidados contra o coronavírus no transporte público

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou uma reunião com representantes do transporte público de Feira de Santana.

A reunião conduzida por Saulo Figueiredo, Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, contou com a presença dos operadores do transporte público por ônibus, vans, da zona rural, táxi, mototáxi e também do transporte escolar seguro.

O objetivo da reunião foi ouvir sugestões e abordar estratégias de higienização nos veículos de transporte visando a prevenção e controle ao COVID-19 (novo coronavírus).

Foram destacadas medidas profiláticas (prevenção de doenças) decretadas nas principais cidades do país - Salvador, Brasília, Florianópolis, Goiânia, Curitiba, Aracaju, São Paulo.

Os principais pontos sugeridos na reunião destacam medidas imediatas, como:

  • higiene do mobiliário e banheiros dos terminais;
  • higiene de operadores de transporte;
  • higienização dos capacetes de mototáxis;
  • disponibilização de álcool em gel para higiene dos usuários de transporte público;
  • disponibilização de álcool em gel para higiene dos operadores, motoristas e cobradores;
  • campanhas educativas para usuários e operadores com cartazes informativos;
  • substituição das janelas laterais das vans por janelas abertas, para facilitar a circulação de ar no interior dos veículos;
  • limpeza interna dos veículos desinfetando-os com o uso do álcool 70% [álcool etílico hidratado 70º INPM] seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.

A SMTT também elaborou documento com base em ata da reunião e submeteu ao Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus.

O documento possui as medidas discutidas a fim de buscar mais orientações técnicas e providências preventivas a serem aplicadas no sistema de transporte público.

Segundo, Saulo Figueiredo, “Através da Secretaria de Comunicação nós faremos campanhas educativas. O conteúdo nós estamos aguardando desse contato feito com o Comitê Epidemiológico”.

Mas, para que o combate à doença seja efetivo é muito importante que toda a população adote cuidados contra o coronavírus como:

  • aderir à quarentena e somente sai de casa em necessidades extremas;
  • não ir a lugares que possuam aglomeração de pessoas;
  • os idosos devem evitar deslocamentos, principalmente, em horários de pico;
  • lave as mãos, por pelo menos 20 segundos, com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água;
  • mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • limpe regularmente o ambiente e o mantenha ventilado;
  • ao tossir ou espirrar que seja para o chão, em um lenço ou no antebraço (o vírus alcança até um metro de distância);
  • evite apertos de mãos e beijos no rosto;
  • use toucas descartáveis ao usar os capacetes compartilhados disponibilizados pelos motoboys.

Caso esteja com suspeita da doença, mantenha uma distância mínima de um metro de qualquer pessoa e procure a unidade de saúde mais próxima.

Saulo Figueiredo salientou que:

“O prefeito, Colbert Martins, orientou a estar sempre atentos ao que está acontecendo em Feira, na Bahia, no país e no mundo em relação ao coronavírus e tudo que for acontecendo, em tempo real, nós vamos adequando às medidas necessárias para que você, cliente do transporte público, se sinta seguro”.

“Vamos evitar os deslocamentos desnecessários. Estejamos atentos à todas as orientações dos órgãos de saúde, como o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde”.

Até a próxima!

 

Publicado por: Redação |

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Aumento do delivery e o coronavirus: como a mobilidade atua neste cenário?

22/05/2020, 14:57h

Em tempos de pandemia, os serviços de delivery ganharam ainda mais força. Mas, qual a sua ligação com a mobilidade? Vem descobrir!

Aumento do delivery x coronavirus: como a mobilidade atua neste cenário?

22/05/2020, 11:02h

Em tempos de pandemia, os serviços de delivery ganharam ainda mais força. Mas, qual a sua ligação com a mobilidade? Vem descobrir!

Mobilidade e coronavírus: qual a relação?

20/05/2020, 17:52h

Como um vírus descoberto a um pouco mais de 6 meses se espalhou de forma tão rápida? Vamos descobrir!

Interrupção do transporte intermunicipal colabora no combate a pandemia? Descubra!

20/05/2020, 16:56h

Desde o dia 17/04, está suspensa a circulação de ônibus intermunicipais em quase 100 municípios do Estado. Mas, qual a finalidade desta decisão? Vem conferir!

Transporte público x Coronavírus: como se prevenir? Confira!

18/05/2020, 11:01h

Conheça as novas medidas de segurança e prevenção contra o coronavírus no âmbito do transporte público no município. Saiba mais!

Quer saber o que pode ou não reabrir no comércio? Então confira!

13/05/2020, 11:15h

Após diversos decretos, muita gente possui dúvidas sobre o que pode abrir ou não na cidade. Quer saber mais? Então, confira!

Drive-Thru diferente: como os novos tempos de pandemia alteram nossos costumes

12/05/2020, 10:58h

Em tempos de pandemia, modelos já conhecidos de mobilidade se adaptam ganham novos sentidos, como no caso do Drive-Thru. Vem saber mais!

Pavimentação das Avenidas Getúlio Vargas e João Durval ganham reforço

12/05/2020, 10:52h

Mesmo durante a pandemia do coronavírus, a prefeitura de Feira segue trabalhando para melhorar ainda mais a mobilidade na cidade. Vem saber mais!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: